Alemanha inicia operações com os primeiros trens movidos a hidrogênio do mundo

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Células combustível de hidrogênio são uma forma muito mais ecológica de abastecer seu carro. Entretanto, os altos custos desta tecnologia acabam impedindo o seu uso. Agora tudo isso está começando a mudar: na semana passada, os passageiros alemães embarcaram nos primeiros trens movidos a hidrogênio do mundo.

"Claro, comprar um trem de hidrogênio é um pouco mais caro que um trem a diesel", disse Stefan Schrank, gerente de projeto da locomotiva Alstom, que construiu os trens em entrevista à Agence France-Presse."

Os novos trens transportam passageiros ao longo de um trajeto de 100 quilômetro de trilhos e podem viajar até 1.000 quilômetros com um único tanque de hidrogênio, atingindo velocidades máximas de 140 km/h.

As células combustíveis de hidrogênio geram eletricidade combinando hidrogênio com oxigênio e seu único subproduto é a água. Isso faz das células uma fonte de energia promissora que produz zero emissões e muito pouco ruído.

Embora ainda sejam muito caras, as células combustível de hidrogênio têm muitas vantagens sobre as baterias. Em vez de recarregar, por exemplo, você pode reabastecê-los como se fosse um motor a gasolina ou diesel. E como os horários dos trens são altamente previsíveis, é mais fácil construir uma infraestrutura de reabastecimento.

Novas pesquisas estão ajudando a reduzir o custo do hidrogênio, e a fonte de combustível já está em uso em outras partes do mundo para alimentar ônibus e carros.

Os trens, no entanto, são muito mais pesados e consomem uma grande quantidade de combustível, então alimentá-los com hidrogênio em vez de diesel poderia contribuir muito mais para reduzir as emissões de carbono.

Se tudo correr bem com esses dois primeiros trens que estão funcionando na Alemanha, a Alstom espera adicionar outros 12 trens à sua frota. Embora esses dois trens possam ser os primeiros trens movidos a hidrogênio do mundo, é improvável que sejam os últimos.

Este artigo foi originalmente publicado por Futurism. Leia o artigo original aqui.

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